A Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá, inaugurada em dezembro de 2014, concluiu sua fase de testes e iniciou em maio deste ano o tratamento do esgoto coletado no município.
Com um investimento total de R$ 178 milhões, a ETE – Mauá conta com um dos mais modernos sistemas de tratamento de esgoto do Brasil em três tanques com uma vazão média de 375 litros por segundo cada um, totalizando 1.125 litros por segundo.
Em termos de cobertura, com a operação da ETE – Mauá o município estará atendendo 90% da população com coleta e tratamento de esgoto, um avanço, já que o Ranking do Saneamento, realizado nas 100 Maiores Cidades Brasileiras pelo Instituto Trata Brasil, demonstra que no país a média de coleta é de 48,6% e apenas 39% do esgoto produzido é tratado.
O modelo de tratamento adotado na ETE Mauá é chamado de Reatores Sequenciais por Batelada Avançada (ASBR). Essa é uma tecnologia canadense que dispensa a utilização de produtos químicos e todo tratamento é feito de forma biológica, da mesma forma que a natureza faz em seus processos de decomposição. O sistema garante que o efluente tratado volte para a natureza livre de poluentes.
Assim, Mauá contribui com a despoluição do rio Tamanduateí e garante mais qualidade de vida e saúde para a população.
Fases do processo de Tratamento do Esgoto na ETE - Mauá:
O tratamento do esgoto ocorre por etapas. Na primeira delas, o esgoto bruto coletado é bombeado para a ETE Mauá, onde os resíduos maiores são retidos por meio de um processo chamado gradeamento.
Na sequência, o esgoto passa pelo processo de remoção de areia e é encaminhado para os biorreatores, onde o tratamento biológico tem início. Nessa fase, microrganismos se encarregam de eliminar bactérias e poluentes.
Para que isso aconteça, é necessário um fluxo constante de ar dentro dos biorreatores, controlado por cinco sopradores que suprem a necessidade de oxigênio e permitem que os microrganismos removam os poluentes orgânicos.
Ao final desse processo, a parte líquida, já tratada e com a qualidade exigida pelas normas legais, é separada da parte sólida e lançada no leito do rio Tamanduateí. O resíduo sólido, por sua vez, é encaminhado para o aterro sanitário, sem prejuízo ao meio ambiente.
Curiosidade:
Cada tanque de tratamento da ETE - Mauá mede 86 metros de comprimento por 37 metros de largura e 6 metros de altura. Isso significa que o volume de cada tanque é de quase 19 milhões de litros, ou seja, os três juntos equivalem a 24 piscinas olímpicas.
Mauá foi invadida na madrugada de domingo. Por volta de 5 da manhã iniciou a formação da fila para o show de encerramento do primeiro final de semana da 31ª Festa Junina de Mauá com o astro da música sertaneja e romântica Luan Santana.Fãs do cantor chegaram de todos os cantos da cidade e também do estado. Vinham de Suzano, São Paulo, Guarulhos e Boituva, entre outras. A primeira da fila era Ana Beatriz Marfil, que viajou mais de 300 km desde o interior. “O ônibus saiu de Araraquara meia-noite. Cheguei em Santo André e peguei o trem para Mauá, nunca tinha andado de trem na minha vida”, contou a jovem de 17 anos que prefere ser chamada de Bia e tem uma tatuagem em homenagem ao ídolo no punho direito.Ela garantiu que curte rock, mas a admiração pelo cantor quebra essa barreira. “Eu
gosto da pessoa dele, da origem, do carinho com as fãs. Ele é muito especial”, enfatizou a moça que se preparava para ver o 16º show de Luan Santana.Os portões foram abertos às 17h30, meia-hora antes do previsto. Bia ficou colada na grade próxima ao palco. Os primeiros acordes da música “Tudo o que você quiser” provocou a gritaria e a histeria de quem aguardava ansiosamente por aquele momento especial, o começo do show. Ainda mais para quem veria o espetáculo pela primeira vez, como Fran Araújo, Suhelen Teles e Samara Teles,todas do jardim Feital. “Ele é lindo demais!”, gritavam sem parar.
A cada canção, as mais de 20 mil vozes faziam ecoar as letras cheias de romantismo pelo Paço Municipal de Mauá. O cantor retribuiu a espera das fãs apresentando em seu show toda estrutura de seu novo DVDAcústico. Inclusive com cenários, pirotecnia e efeitos visuais.
No próximo final de semana tem mais
A 31ª Festa Junina de Mauá continua a partir de sexta-feira (12) com o show de Claudia Leitte, no sábado (13) sobem ao palco Planta& Raiz e Filosofia Reggae, e no domingo (14) é a vez de Michel Teló. Informações sobre a agenda de shows e ingressos podem ser obtidas pelo site: www.festajuninademaua.com.br
Nesta sexta-feira, dia 15 de maio, a partir das 19h, na Escola Municipal Terezinha Leardini Branco, o prefeito de Mauá, Donisete Braga, terá um encontro com lideranças comunitárias do Parque Boa Esperança, Alto da Boa Vista e Chafik/Macuco. A reunião vai tratar do Programa Mauá Cidade que Avança e tem como objetivo intensificar os serviços públicos nessas regiões. A escola, onde será realizada a plenária, está localizada na avenida Presidente Castelo Branco, 1884, Jardim Zaíra.
As equipes da Prefeitura Municipal vão, até o dia 30 de maio, percorrer as ruas desses locais, levando serviços de várias secretarias. Entre as ações que integram o Mauá Cidade que Avança, estão as tendas de serviços, que irão abrigar postos avançados das secretarias municipais, em locais estratégicos da região. Já o programa Cidade Limpa, presente na ação, vai intensificar trabalhos de limpeza, cata-bagulho, tapa-buracos e diálogos temáticos com a comunidade.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 156 ou no site da Prefeitura:www.maua.sp.gov.br.
Hoje (24-03) em entrevista com o Valmir Maia,a presença da atriz Aldine Muller e do ator Moises Moda.Vieram convidar a todos para o espetáculo "O Casamento da Baratinha Atômica" , que acontecerá no Teatro Municipal de Mauá.
A nova fase do Ilumina Mauá iniciou em fevereiro de 2015 pelas regiões 1 e 2.Serão contempladas mais de 160 ruas e vielas do Jardim Paranavaì,Vila Nova Mauá,Alto da Boa Vista e Jardim Zaira.A fase do ilumina Mauá priorizou os principais corredores de ônibus ,o entorno de prédios públicos e locais com mais concentração de pessoas.
Quem tiver duvidas ou quiser informar problemas na iluminação pública da sua rua deve entrar em contato pelo telefone 0800-727-7173 ,o serviço funciona 24 horas por dia inclusive finais de semana e feriados.
Anote sempre o numero do protocolo para ser usado em caso do não atendimento dentro deste prazo.
Ouça uma entrevista que foi feita com o prefeito Donizete Braga.