E Agora José
Smartphone Android IPHONE - IPOD - IPAD Blackberry Windows Media Player Winamp Quick Time Real Player

Fim de semana e especiais

Rede Social Rádio Z FM

Twitter Blog

Wikipédia

Facebook Orkut

YouTube

Nós temos 44 visitantes online
Nossa História PDF Imprimir E-mail

---
"O rádio seria o mais fabuloso meio de comunicação imaginável na vida pública, constituiria um fantástico sistema de canalização se fosse capaz não apenas de emitir, mas também de receber. O ouvinte não deveria apenas ouvir, mas também falar: não isolar-se, mas ficar em comunicação com o rádio. A radiodifusão deveria afastar-se das fontes oficiais de abastecimento e transformar os ouvintes nos grandes abastecedores".
Bertolt Brecht


 

 

 

No ano de 1993 começou, na cidade de Mauá, no bairro Jardim Zaíra, um movimento organizado por Valmir Maia da Silva para a criação de uma rádio comunitária no município. Até então, Mauá não possuía uma emissora de rádio própria.

 

Maia envolveu a comunidade e diversos representantes do poder público municipal, ONGs (organizações não governamentais) e entidades sociais para a questão e, a partir desse ano, nasceu a Rádio Z FM.

 

Com o objetivo de tratar das questões locais, específicas da cidade, por meio de uma comunicação comunitária, a Z FM obteve grande repercussão inicial, porém ainda não possuía registro no Ministério das Comunicações.

 

Entre 1993 e 1998, a direção da emissora iniciou o processo de obtenção da licença para radiodifusão comunitária, junto com outras entidades e movimentos sociais.

 

A batalha resultou na criação do Conselho Regional de Comunicação Comunitária do ABC e, no dia primeiro de março de 1997, na Associação Comunitária, Ecológica, Educativa e Cultural “Z”, que tem como principais alvos oferecer oportunidade para difusão de ideias, elementos culturais, tradições e hábitos sociais da comunidade e também desenvolver o espírito comunitário e solidário segundo os princípios humanistas.

 

No ano de 1998, é aprovada a lei nº 9612, que autoriza a instalação de rádios comunitárias pelo país. Valmir Maia, em Mauá, passou a coletar assinaturas para obter a licença.

 

No total, foram colhidas 192 assinaturas de representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário de Mauá, além de diversas entidades sociais da cidade com atuação de destaque na época. Até o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (na época, presidente de honra do Partido dos Trabalhadores) assinou o manifesto de apoio.

 

A Rádio Z, para obter o registro, decidiu interromper sua programação diária para protocolar o pedido de registro, no Ministério das Comunicações, em 23 de setembro de 1998. Porém, a autorização foi liberada apenas em 16 de dezembro de 2006: catorze anos depois da primeira transmissão.

 

A partir de então, a Rádio Z FM foi oficialmente ao ar pela freqüência 87,5 FM.

 

Lula fala sobre a Rádio Z FM

Lula: Rádio Z FM é de utilidade pública

Organizações Parceiras

Empresas Parceiras

Anúncios

ELR SYSTEM DESENVOLVIMENTOS