E Agora José
Smartphone Android IPHONE - IPOD - IPAD Blackberry Windows Media Player Winamp Quick Time Real Player

Fim de semana e especiais

Rede Social Rádio Z FM

Twitter Blog

Wikipédia

Facebook Orkut

YouTube

Nós temos 19 visitantes online
Radio Z FM
Operação União de Forças concentra combate a roubos e outros crimes na região PDF Imprimir E-mail

Ação reúne Guarda Civil Municipal de Mauá, Polícias Civil e Militar e equipes de trânsito

Nesta quarta-feira (23), a Operação União de Forças reuniu Guardas Civis Municipais, Polícias Civil e Militar e equipes da Mobilidade Urbana das cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, visando o combate a roubos e outros crimes.  Para o secretário de Segurança Pública de Mauá, Carlos Wilson Tomaz, a iniciativa é uma importante ação preventiva: “Outras operações como essa já foram realizadas antes, e o resultado foi muito positivo. Acredito que ações unindo Guarda Civil, Polícia Militar e o departamento de trânsito fazem com que o entendimento e o reconhecimento da área na qual atuamos seja maior, mais abrangente, o que contribui para bons resultados”, explicou ele na saída do contingente na cidade, no Paço Municipal.

 

De acordo com o Major Kassai, do 30º Batalhão de Polícia Militar, “a operação se ocupa em reduzir os indicadores criminais, que têm aumentado significativamente em todo o Estado de São Paulo”.

 

A União de Forças contou com efetivos das cidades envolvidas, batalhão de Policiamento Aéreo da Polícia Militar, Força Tática, ROCAN, unidades especializadas do comando de trânsito da capital e regimento de cavaleiros, além do apoio do Departamento de Trânsito da Prefeitura de Mauá, contabilizando quase 150 profissionais e mais de 40 viaturas em ação.

 

Tradicionalmente, a Guarda Civil Municipal de Mauá atua juntamente às outras forças de segurança do município, num trabalho integrado e permanente que reduziu vários indicadores de violência. É o caso dos homicídios, que passaram de 60, em 2012, para 46, em 2015.

 

Na atividade realizada nesta quarta-feira, o efetivo da GCM de Mauá contou com três viaturas de ROMU e seis motos da ROTAN, totalizando 16 homens em atuação. “Nosso trabalho hoje é apoiar a operação, além de continuar a ajudar na repressão e combate às ações ilegais que possam ocorrer na cidade”, disse o Guarda Civil 1ª Classe Wagner.

 
Restaurante Popular do São João completa 10 anos de funcionamento PDF Imprimir E-mail

Além de refeição de qualidade a baixo custo, munícipes desfrutarão de show marcando a data

 

A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar, prepara nesta quinta-feira (24) almoço especial para comemorar o aniversário de uma década do Restaurante Popular do São João.

O prato principal para marcar a data será filé de peixe à dorê, e a guarnição, pirão de peixe. Salada de acelga, suco de guaraná e sobremesa caprichada completam o cardápio. Além de comer bem, os frequentadores poderão ouvir música de boa qualidade, com a dupla mauaense Música de Poesia.

O Restaurante Popular do São João fornece 900 refeições por dia ao preço fixo de R$ 1,00. Além disso, promove cursos gratuitos voltados à geração de renda e ao estímulo de hábitos alimentares mais saudáveis (confira a programação de atividades no fim da reportagem).

A cozinha experimental do espaço treina cerca de 1.000 pessoas todos os anos. Um dos cursos oferecidos é o de aproveitamento integral de alimentos, e há ainda uma série de aulas que abordam a gastronomia saudável.

No universo da economia solidária, há cursos de panificação, de pratos como nhoque e quibe e também workshops para ensinar preparações sazonais. Os mais recentes foram dedicados à produção de ovos de chocolate, bolos e colombas para a Páscoa.

O endereço do Restaurante Popular do São João é Avenida Barão de Mauá, 4.050. Já a unidade do Centro, por onde passam 1.100 pessoas diariamente, fica na Rua General Osório, 144. O horário de funcionamento é das 11h30 às 13h30.

 
Prefeitura de Mauá divulga o que abre e fecha neste feriado de Páscoa PDF Imprimir E-mail
Paço Municipal não terá expediente na sexta (25). Serviços emergenciais funcionam normalmente

 

A Páscoa é a maior festa da religião cristã. Cristãos do mundo inteiro celebram a Ressurreição de Jesus nessa festa. A data da Páscoa depende da primeira lua cheia na primavera. Neste ano, a Páscoa cai no dia 27 de março.

 

Veja como vai funcionar o abre e fecha dos serviços municipais:


Serviços Urbanos: A Secretaria estará fechada, com equipes de plantão para serviços emergenciais.


Coleta de lixo: O serviço será prestado normalmente.


Varrição de ruas: O serviço será prestado normalmente.


Serviço funerário: O serviço vai funcionar normalmente.


UBSs : As 23 Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas na sexta-feira (25). Retomam o atendimento na segunda-feira (28) às 7h.


UPAs: As três UPAs (Zaíra, Vila Assis e Barão de Mauá) funcionam 24h por dia, inclusive durante o feriado. A UPA da Vila Magini encontra-se fechada para reformas.


SAMU: Funcionamento normal, acionado pelo Disque 192.


Farmácia Popular: A Unidade do Centro estará fechada. Retoma o atendimento na segunda-feira (28) às 8h.


Hospital Nardini: A área administrativa do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini (Rua Regente Feijó, 166, Vila Bocaina) e o Ambulatório encerram o expediente na quinta-feira (24) às 18h, e voltam a atender na segunda-feira (28) às 8h. O Pronto-Socorro, emergência e demais áreas assistenciais funcionarão normalmente durante o feriado e final de semana, em regime de plantão.


Restaurante Popular: As duas unidades (Centro e São João) atendem até quinta-feira (24) e  retomam o atendimento na segunda-feira (28).


Feiras Livres: Funcionamento normal.

 
Prefeitura de Mauá realiza manutenção em quatro pontes da cidade PDF Imprimir E-mail

Os trabalhos estão sendo realizados pela Secretaria de Serviços Urbanos e devem estar finalizados no final de abril

 

As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (SSU) de Mauá estão recuperando pontes de madeira da cidade. Três delas inclusive já receberam melhorias, sendo uma localizada na rua Florestal, no Jardim Luzitano, outra entre as avenidas Américo Colalilo e Arquimedes Mardegan, no Parque Boa Esperança e outra entre a Avenida Marginal e a Avenida Antônia Rosa Fioravanti, no Centro, próximo ao shopping.

 

Esta última, assim como a ponte entre as avenidas Washington Luiz e Antônia Rosa Fioravanti, em frente ao futuro Poupatempo, na região central, serão trocadas por novas, com estruturas em aço. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos até o final de abril.

 

Com as melhorias na parte estética e estruturais das pontes, a Prefeitura atende a reivindicação dos moradores e garante a segurança dos pedestres. “A população precisava de uma resposta rápida, por isso fizemos reparos de urgência nas três pontes que mais necessitavam. Além disso, vamos redobrar a atenção nas manutenções que se fizerem necessárias”, afirmou Marcelo Saranti, secretário de Serviços Urbanos.

 
Eventos em Mauá celebram o Dia Internacional da Mulher PDF Imprimir E-mail


Atividades gratuitas na Praça 22 de Novembro e na Casa do Hip-Hop marcam a data

 

A Prefeitura de Mauá promoverá nesta terça-feira (8), na Praça 22 de Novembro, na região central da cidade, evento comemorativo pelo Dia Internacional da Mulher. A ação será realizada entre 9h e 15h, envolvendo as secretarias de Saúde, Cidadania e Ação Social, Trabalho e Renda e Cultura, Esportes e Lazer.

A tenda da Saúde oferecerá à população serviços como teste rápido de HIV e autoexame de mama, além de atividades do programa Mauá de Bem com a Vida. Na área da Cidadania o foco será a divulgação da Lei Maria da Penha e atendimento especializado para a mulher. A secretaria de Trabalho e Renda terá pessoal cuidando de emissão de Carteira de Trabalho e também divulgará vagas e cursos. Além disso, uma tenda do Qualifica Mauá estará oferecendo esmaltação de unhas gratuita.

A parte cultural e esportiva não foi esquecida, com apresentações de coral e dança cigana, além de aulas de zumba, com o professor Robson Negão, e ginástica, agitando todo o público que comparecer à praça.

Paralelamente ao evento na área central, a Casa do Hip-Hop também promoverá atividade para celebrar o Dia da Mulher. O encontro, entre 8h e 21h, contará com apresentação de mulheres grafiteiras e MCs na Ação da Mulher, além de aula inaugural das Oficinas Culturais. A Casa do Hip-Hop fica na rua David Boscariol, 38, na Vila Magini.

 
Alimentos fresquinhos para a população PDF Imprimir E-mail

 

População recebe orientações de como passar a receber frutas, verduras e legumes de graça em Mauá

 

O secretário de Segurança Alimentar, Marcos Filório, foi hoje ao Instituto Nacional de Ação Social Lima e Lucas, no Jardim Sílvia, para conversar com os beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), conduzido em parceria com o Governo Federal.

Desde outubro do ano passado, o titular da pasta segue um cronograma de visitas às entidades participantes. São 130, ao todo. O objetivo é tirar as dúvidas da população e reiterar a comunidade sobre a importância da atualização constante do cadastro, e também de como se cadastrar para participar do PAA.

Por meio da iniciativa, a Prefeitura de Mauá distribui, por mês, 120 mil quilos de frutas, verduras e legumes para quatro mil famílias. Cada uma ganha, em média, 10 quilos de alimentos por semana, fornecidos para a Prefeitura de Mauá por agricultores do interior paulista.

“Para os que ainda não estão no programa, é necessário ir até um Centro de Referência de Assistência Social [CRAS] para fazer o cadastramento e obter o Número de Identidade Social (NIS). No entanto, é requisito ter renda per capta de meio salário mínimo. Ou seja, cada integrante da família precisa ganhar valor igual ou inferior a R$ 440,00”, esclareceu.

Vanise Maria de Souza, do Jardim Sílvia, é beneficiária desde o começo de 2015 e considera a assistência fundamental para manter, sozinha, uma casa com três filhos, duas crianças e um adolescente. “Foi a melhor coisa que me aconteceu, ainda mais agora que estou desempregada”, comentou.

 
Prefeitura de Mauá e UFABC dão início à nova turma da Escola Preparatória PDF Imprimir E-mail

 

Na atual edição, há 320 matriculados. As aulas acontecerão nos períodos vespertino e noturno. As turmas foram avaliadas por meio de seleção pública, bem como os professores, alunos da graduação e da pós- graduação da UFABC.

 

As aulas da sétima turma da Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC (UFABC), administrada em parceria com a Prefeitura de Mauá, tiveram início hoje (7). O projeto, inicialmente tímido, se transformou em case de sucesso no preparo de moradores da cidade para o vestibular, tanto por ser gratuito quanto por ter ensino de excelência.

Em 2015, dois alunos foram aprovados em cursos de Medicina de instituições federais após frequentar a Escola Preparatória. Desde 2013, quando o programa educacional teve início, a instituição soma 131 aprovações. Desse total, dois terços ingressaram em faculdades públicas.

Na atual edição, há 320 matriculados. As aulas acontecerão nos períodos vespertino e noturno. As turmas foram avaliadas por meio de seleção pública, bem como os professores, alunos da graduação e da pós- graduação da UFABC.

“Nossas aulas têm qualidade superior a de qualquer cursinho particular porque os docentes são escolhidos não apenas por serem os melhores alunos da faculdade, mas, ainda, por darem as melhores aulas”, salientou o coordenador da Escola Preparatória, Leonardo Steil.

A secretária de Educação Lairce Rodrigues Aguiar concorda com o profissional. Para a gestora da pasta, a Escola Preparatória dá oportunidade para estudantes de escolas públicas concorrerem em pé de igualdade nos exames com alunos de cursinhos particulares.

Segundo o prefeito de Mauá, Donisete Braga, a escola começou engatinhando, devagar, mas hoje é uma das principais referências da cidade justamente pela qualidade do trabalho desenvolvido e cada vez mais aprimorado.

“Fico muito feliz por executar uma política educacional assim. Sei que é um dever do poder público, mas fico bastante satisfeito pelos resultados excelentes que temos obtido. Aqui os estudantes adquirem conhecimento, mas também têm espaço para análises e reflexões. Portanto, quando investimos em educação, formamos cidadãos”, declarou o chefe do executivo municipal de Mauá.

Expectativa - O entusiasmo foi grande durante a aula de abertura do ano letivo da Escola Preparatória. Todos ficaram atentos às palestras e às declarações oficiais e declararam ter grande expectativa quanto ao conteúdo e à metodologia dos professores. Adolescentes são maioria, acabaram de sair do Ensino Médio, mas há pessoas matriculadas que se formaram há um bom tempo e desejam outra chance de ingressar no mundo acadêmico.

É o caso de Robson de Campos, 46 anos, morador do Jardim Primavera. Fora dos bancos escolares desde 1999, está ansioso para trocar de profissão. É vigia à noite e sonha com a graduação em filosofia, por isso aposta no curso da UFABC e da Prefeitura de Mauá para chegar à faculdade.

“Sei que terei uma ajuda enorme para o vestibular, sem contar que não consigo pagar um curso como esse, é uma chance e tanto. Quase desisti por causa do trabalho puxado, mas minhas filha e esposa não deixaram e me apoiam demais”, contou.

Moisés Ramos dos Santos, 33 anos, do Jardim Mauá, tem história parecida. Desde 2014 trabalha à noite como porteiro após ser demitido de uma indústria metalúrgica em Diadema. Agora quer prestar Farmácia por causa do rol de opções ofertado pela profissão.

“Vou poder trabalhar em diversos locais, mas gosto mesmo é da parte de manipulação de medicamentos. Esse curso me ajudará no desafio de relembrar tantas matérias e finalmente entrar na universidade”, comentou.

Entre os adolescentes, Letícia Lima Tavares Araújo, 16 anos, da Vila Hélida, também quer seguir carreira em biológicas, mas optou por enfermagem. Mas isso inicialmente, já que a vontade mesmo é ser médica. “A nota de corte é mais alta, então vou dar um passo de cada vez, mas acredito que vá conseguir a aprovação ao cursar a Escola Preparatória”, declarou.

André Gabriel Jorge de Oliveira, 21 anos, da Vila Assis, terminou o ensino médio faz três anos e quer seguir área bem diferente. A meta é ser engenheiro civil como o tio e os colegas da empreiteira que trabalhou em 2014 e 2015.

“Quando fiz a prova para entrar na Escola Preparatória, gostei de cara do professor que a aplicou, percebi que tem muita capacidade e é interativo. Não tem o perfil daqueles que só passam os conteúdos. Ser criativo na hora de ensinar é fundamental”, disse.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 236

Lula fala sobre a Rádio Z FM

Lula: Rádio Z FM é de utilidade pública

Organizações Parceiras

Empresas Parceiras

Anúncios

ELR SYSTEM DESENVOLVIMENTOS