E Agora José
Smartphone Android IPHONE - IPOD - IPAD Blackberry Windows Media Player Winamp Quick Time Real Player

Fim de semana e especiais

Rede Social Rádio Z FM

Twitter Blog

Wikipédia

Facebook Orkut

YouTube

Nós temos 39 visitantes online
História da Cidade PDF Imprimir E-mail

É necessário considerar a região do Grande ABC para narrar o surgimento de Mauá.


A Vila de Santo André da Borda do Campo surgiu em 1550 e foi o primeiro povoado criado na região. Esta Vila foi oficializada três anos depois, em 8 de abril de 1553, ano também considerado por São Bernardo do Campo como data de sua fundação. Em 1999 ambos os municípios comemoraram 446 anos, independente da data de emancipação.
Em 1560, em decorrência de ataques indígenas, a Vila de Santo André foi transferida para São Paulo de Piratininga, atual cidade de São Paulo, permanecendo em estado de letargia por aproximadamente 300 anos.
Em torno da estação ferroviária inaugurada em 1867, na estrada de ferro São Paulo Railway, inicia-se a história de Santo André atual.
No final do Império, em 12 de março de 1889, através da lei provincial 38, esta região (atual Grande ABC, incluindo Mauá) deixa de pertencer à cidade de São Paulo e é constituído o município de São Bernardo do Campo.
Em 02 de maio de 1890, foi instalado o município de São Bernardo. Portanto, na época da criação deste município, há 107 anos, Santo André ainda era o Bairro da Estação, elevando-se à categoria de distrito somente em 1910.
A industrialização marcou o crescimento de Santo André a partir da instalação da indústria de tecidos. Em 1938, Santo André, até então distrito, foi elevado à condição de município. Neste ano, o velho município de São Bernardo passou a se chamar Santo André, abrangendo na época a área que hoje pertence a Santo André, São Bernardo, Diadema, São Caetano, Ribeirão Pires e Mauá. Estes municípios só conseguiram sua emancipação, um a um, a partir de 1940.

A formação do município de Mauá está intimamente ligada ao pequeno núcleo desenvolvido em torno da Capela de Nossa Senhora do Pilar, entre 1799 e 1800, transformando a área mauaense em uma povoação totalmente dispersa.

A Estrada de Ferro Santos - Jundiaí, que atravessa Mauá, foi construída pela São Paulo Railway Company, sob o comando de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, e inaugurada em 16 de fevereiro de 1867, trazendo grande impulso ao desenvolvimento local. 
A ferrovia prosperou rapidamente. Seu tráfego aumentava com o desenvolvimento da viação férrea provincial ligando a capital a Santos, constituindo-se no principal meio de transporte para o escoamento da produção agrícola e de mercadorias de importação, quase toda feita por aquele porto.
Com a inauguração da Estação de Pilar, em 1º de abril de 1883, surgiu o povoado de Pilar, como anteriormente era conhecida a cidade.
No tocante à vida econômica do município, tudo indica que Mauá, antiga Pilar, começou seu desenvolvimento econômico através do extrativismo de lenha, carvão e pedreiras, além disso, constata-se, nesse mesmo período, a existência de várias olarias.
Concomitante ao extrativismo, mais precisamente no período de 1923 a 1944, Mauá começou a se desenvolver industrialmente com o surgimento de várias indústrias de cerâmica e porcelana. Em 1943, foi implantada a Porcelana Real, hoje Porcelana Schmidt, que ampliou a fama da cidade neste ramo, sendo que o município, após a emancipação, chegou a ser chamado de Cidade Porcelana.

Com certeza, o desenvolvimento industrial da cidade, contribuiu significativamente para a vontade da população de lutar pela emancipação político-administrativa, que viria em 1953, através de um plebiscito realizado no dia 22 de novembro daquele ano. A cidade chegaria à categoria de município, desmembrando-se de Santo André, pela Lei 2.456, de 30 de dezembro de 1953, do governador estadual Lucas Nogueira Garcez. A cidade recebeu os foros de município em 01/01/1954, data que, inclusive figura no brasão de Mauá.
É importante lembrar que a implantação da indústria petroquímica coincidiu com a emancipação da cidade, surgindo a Refinaria de Capuava e o complexo Petroquímico, na divisa com Santo André.

Cabe registrar também que a cidade possuía uma linda praça chamada 22 de novembro, em homenagem ao momento histórico da emancipação. Entre as principais atrações da Praça destacava - se o Jardim Japonês, a Concha Acústica e a Fonte Luminosa

A praça foi totalmente destruída em meados da década de 80, para ampliação do Terminal Rodoviário Central. Em 1997, uma nova praça foi construída pela gestão "Amor pela Cidade", através do Projeto Centro Vivo.

A primeira eleição para Prefeito, Vice-Prefeito e vereadores foi em 3 de outubro de 1954, com a eleição do Sr. Ennio Brancalion, cuja gestão iniciou em 1º de janeiro de 1955, juntamente com a instalação solene do município.

O início das atividades, enquanto comarca de Mauá, ocorreu em 1º de janeiro de 1967, na gestão do prefeito Élio Bernardi.

O aniversário da cidade é comemorado em 8 de dezembro, dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

 

Lula fala sobre a Rádio Z FM

Lula: Rádio Z FM é de utilidade pública

Organizações Parceiras

Empresas Parceiras

Anúncios

ELR SYSTEM DESENVOLVIMENTOS