E Agora José
Smartphone Android IPHONE - IPOD - IPAD Blackberry Windows Media Player Winamp Quick Time Real Player

Fim de semana e especiais

Rede Social Rádio Z FM

Twitter Blog

Wikipédia

Facebook Orkut

YouTube

Nós temos 44 visitantes online
Saúde
Mauá amplia ações de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya PDF Imprimir E-mail

Moradores podem colaborar extinguindo depósitos de água que podem virar criadouros

 

Nos primeiros 18 dias de janeiro, a Secretaria de Saúde já ampliou o número de vistorias para combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Os bairros sendo vistoriados no momento são o Jardim Oratório, Paranavaí e outros. A cidade não registrou caso positivo para dengue, zika ou chikungunya neste ano. No mesmo período do ano passado, foram registrados dois casos de dengue importados de outros municípios.

Durante 2015 foram registrados 524 casos contraídos na própria cidade e 310 importados, com o registro de um óbito. Foram quatro casos importados de Chikungunya, sendo um de Sergipe e três da Paraíba, e nenhum de Zika vírus. O ano de 2014 registrou 53 casos importados e cinco contraídos em Mauá. Este crescimento alerta as autoridades de saúde para a ampliação do número de atividades informativas à população, já que 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão localizados nas próprias residências.

A Vigilância Epidemiológica registrou neste mês, no entanto, 17 suspeitas de dengue em andamento e duas de Chikungunya, de pessoas vindas de outras cidades. Imediatamente a Secretaria de Saúde procedeu o bloqueio de 200 metros e 300 metros, respectivamente, nos quarteirões do entorno da moradia destes casos suspeitos.

Atualmente, são 32 agentes de endemia que fazem vistorias nas ruas e casas, seis em ações educativas e de planejamento da organização dos serviços, além de, aproximadamente, 320 agentes comunitários de saúde que colaboram no trabalho.

Além disso, o Comitê Intersecretarial contra a Dengue, criado pelo Gabinete do Prefeito, preconiza que todos os servidores municipais estejam comprometidos em ações de prevenção e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, identificando focos também nos lugares em que desempenham suas atividades profissionais.

A meta da Secretaria de Saúde é vistoriar 80% dos 90.600 domicílios da cidade, em quatro ciclos anuais de visitas casa a casa, além das ações pontuais em áreas onde é identificado maior risco. Outras ações envolvem a intensificação de vistorias em pontos estratégicos e imóveis especiais, o trabalho intersetorial que possibilita a limpeza de córregos e terrenos públicos baldios, e notificação de imóveis particulares abandonados em situação de risco.

Ainda, segundo o Comitê, estão previstas atividades de mobilização dos moradores, execução do Plano de Contingência de Combate ao Aedes aegypti, vistorias nas ruas e casa a casa, além de bloqueios.

Para que todas as medidas surtam efeito é imprescindível a colaboração da população eliminando os possíveis focos de criadouros. É preciso estar atento ao acúmulo de água, principalmente, em vasos de plantas, garrafas e objetos inservíveis, tampar as caixas d'água, promover a limpeza de quintais, entre outros. A atenção e o cuidado devem ser diários. Informações e denúncias podem ser direcionadas ao Disque Dengue pelo telefone 0800 77 29 441.

 
UPA da Vila Magini recebe vistoria para acompanhar reforma PDF Imprimir E-mail

Obra deverá ser entregue em maio; usuários devem buscar atendimento de urgência na UPA Zaíra

 

Inaugurada em 31 de março de 2012, a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Magini foi iniciada para melhorar as condições de assistência à população e de trabalho para os funcionários. “Hoje, a nossa prioridade é reformar e ampliar as UPAs e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. É um transtorno fazer essa manutenção com o equipamento funcionando, por isso a fechamos para entregar reformada em maio”, considerou o prefeito Donisete Braga, durante a vistoria junto com as equipes das secretarias de Saúde e Obras.

 

A Unidade, desde que foi inaugurada, teve aumento de 300 para 500 pacientes diariamente, com mais de 11 mil atendimentos mensais.

 

“É na hora que se tira todos os equipamentos e pessoas que se tem a verdadeira dimensão do quanto o local precisava de manutenção por estar deteriorando”, analisou o secretário de Saúde, Luís Fernando Tofani.

 

A UPA da Vila Magini é do tipo 2 e foi construída com recursos federais e municipais. O recurso de R$ 250 mil da reforma é proveniente do Governo Federal. A unidade tem 1.200 m², com oito leitos adultos e três infantis para observação, três de emergência e dois quartos para isolamento. São três médicos clínicos gerais e dois pediatras por plantão.

 

A Unidade faz a cobertura dos moradores e trabalhadores nos jardins Cerqueira Leite, Oratório, Santa Cecília, Silveira, Capuava, Paranavaí, Sonia Maria e Centro, e vilas Bocaina e Guarani.

 

Com a reforma, o local terá acessibilidade, adequação da recepção e das salas de espera, melhoria na sala de Raios X e farmácia 24 horas. A obra contempla manutenção predial, hidráulica e elétrica, além de pintura.

 

Os usuários que apresentarem casos de urgência e emergência devem ser levados para as outras três UPAs (Assis, Barão ou Zaíra), que receberam reforço de partes das equipes que trabalham na unidade em reforma para ajudar no trabalho. Casos menos graves podem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) próximas à moradia dos usuários.

 

Os atendimentos prioritários da UPA são os mais complexos, como os encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Enquadram-se desmaio, convulsão, problemas cardíacos e respiratórios, partos, suspeita de derrame cerebral, acidentes de trânsito, quedas, choque elétrico, queimaduras graves, ferimentos com sangramento intenso, mordedura de animais, dores fortes (coluna, peito e abdome), fraturas, ferimentos por armas de fogo e brancas, quadros psiquiátricos em pessoas agressivas, intoxicação e envenenamento.

 

Serviço – A UPA da Vila Magini está localizada na avenida Washington Luiz, 3890.

 
Equipe de controle da dengue faz nova vistoria em terreno ocupado no Jardim Oratório PDF Imprimir E-mail

Movimento se compromete a fazer mutirão para acabar com criadouros no final de semana

 

Na manhã desta terça-feira (19), representantes da Secretaria de Saúde, Sandro Corumba e Sonia Feitosa, e do Departamento de Patrimônio imobiliário do Dersa - Desenvolvimento Rodoviário, Patrícia Nascimento Gomes, vistoriaram a área na região de divisa entre os jardins Oratório e Paranavaí, ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) desde maio.

 

O local pertence ao Dersa e frequentemente recebe visita de agentes de controle da dengue. Na área estão instalados inúmeros barracos de lona e objetos inservíveis que acumulam água da chuva, ocasionando o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, Zika e Chikungunya.

 

“As condições de risco do local relacionadas aos criadouros estão sendo corrigidas a partir das orientações da equipe. Além disso, o movimento se comprometeu a fazer uma grande limpeza realizando um mutirão no próximo final de semana”, explicou Corumba.

 

Moradores da casa localizada bem em frente à ocupação, Lincoln Maciel Santos e a cunhada Silvana Maria de Jesus, que está grávida, queriam informações e conversaram com a equipe da Secretaria. “A nossa preocupação é com a transmissão do mosquito da dengue” disse Santos.

 

Sonia explicou ao morador que “as equipes estão constantemente fazendo o monitoramento da área para prevenção”. “O pré-natal é prioridade da Secretaria de Saúde e você deve fazer o acompanhamento na UBS do Jardim Oratório”, explicou Corumba à gestante, orientada a usar repelente.

 

 

crédito das fotos: Bruno Prado

 

Secretaria de Comunicação Social
(11) 4512-7517 / 26 / 27
 
Concessão da Foz em Mauá vence o maior prêmio de saneamento da América Latina PDF Imprimir E-mail

A Foz, responsável pelos serviços de esgotamento sanitário de Mauá, conquistou o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS),na categoria Nível 1 – “Compromisso com a Excelência”, pela sua atuação no município.Em sua 17ª edição, o PNQS tem como principais objetivos estimular a busca e a aplicação de boas práticas de gestão no setor de saneamento ambiental do país,e reconhecer as organizações que se destacam pela utilização dessas práticas e por apresentar resultados competitivos de desempenho.Para Thadeu Pinto, diretor da Foz em Mauá, a distinção concedida é um estímulo a mais para a empresa.“A premiação conquistada pela concessionária reforça nosso compromisso em atender à população de Mauá,com serviços de excelência em esgotamento sanitário, contribuindo para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população do município”, acrescenta.

Mais informações sobre o prêmio podem ser conferidas no site www.pnqs.com.br.

 
Saúde bucal de Mauá será ampliada com novos equipamentos PDF Imprimir E-mail

Mais duas UBSs de Mauá passarão a contar com serviço de saúde bucal, graças aos novos equipamentos que estão chegando através do programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde.

O anúncio aconteceu na terça-feira, quando o prefeito Donisete Braga e a secretária de Saúde, Lumena Furtado, fizeram a entrega das primeiras três cadeiras na UBS Parque das Américas.

A unidade do Zaíra III e Macuco serão as contempladas com a ampliação do atendimento odontológico.

No total serão 48 novos equipamentos completos. Inicialmente foram  entregues 18, cuja instalação começou no Parque das Américas e prosseguirá para as Unidades do São João, Paranavaí, Feital, Sônia Maria, Santa Lídia, Zaíra III, Macuco e Centro de Especialidades Odontológicas. As demais cadeiras serão entregues durante o segundo semestre.

A secretária de saúde, Lumena Furtado, explicou que além de ampliar a quantidade de cadeiras odontológicas será feita a substituição de 100% das existentes que estão desgastadas e praticamente inoperantes. Os novos equipamentos também possibilitarão a mudança no tipo de atendimento. As equipes passarão a trabalhar com dentista e o técnico de saúde bucal, que realiza determinados procedimentos, liberando o dentista para os casos específicos.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 19

Lula fala sobre a Rádio Z FM

Lula: Rádio Z FM é de utilidade pública

Organizações Parceiras

Empresas Parceiras

Anúncios

ELR SYSTEM DESENVOLVIMENTOS