Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), a Prefeitura de Mauá promoveu a primeira etapa do curso Taxista Empreendedor, para 47 profissionais que participaram do lançamento no Centro de Formação de Professores Governador Miguel Arraes.
Estiveram presentes o prefeito Donisete Braga, os secretários de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio; e de Desenvolvimento Econômico, Ciomar Okabayashi; o presidente do Sindicato dos Taxistas do ABC (Sindtaxi), Odemar Ferreira; e o consultor do Sebrae, Marcelo Alciati.
A palestra inicial chamou muito a atenção dos 47 participantes, do total de 133 taxistas da cidade. O material conta com cd, dvd, apostila e formulário para que os profissionais façam avaliação do aprendizado. Alciati explicou que os “taxistas precisam agregar valor ao preço pago nas corridas e isso pode ocorrer por meio de uma prestação de serviço diferenciada, com planejamento, gestão, controle financeiro e bom atendimento ao cliente“.
No escopo do curso estão itens como atender bem, como encantar o cliente, marketing pessoal, relações humanas, gestão, turismo, ética, controle financeiro, entre outros. Ao final, todos farão uma avaliação do aprendizado e receberão um certificado do Sebrae Nacional e um selo para ser colocado no carro de trabalho. Mais informações no site www.taxistaempreendedor.com.br
A matrícula dos primeiros 160 colocados deve ser feita na quinta-feira (4/7) e na sexta-feira (5/7). Caso haja a necessidade serão realizadas segunda e terceira chamadas nas próximas duas semanas.A lista com a primeira chamada de candidatos aprovados para o curso pré-vestibular gratuito organizado pela Prefeitura de Mauá em parceria com Universidade Federal do ABC está disponível no site proex.ufabc.edu.br.
Os alunos selecionados deverão comparecer ao Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, Rua Rio Branco, 183, Centro. O horário é das 10h às 12h30 e das 14h às 19h30. Para realizar a matrícula o classificado deve estar munido do RG, CPF e o comprovante de conclusão ou de estar cursando o ensino médio na rede pública em Mauá. Outras informações através do telefone 4544-2133.Este cursinho teve o maior número de vagas oferecidas pela UFABC na região. Ao todo foram 160 (80 no período da tarde e 80 no período noturno). 546 interessados se inscreveram e 279 candidatos fizeram a prova aplicada no campus da UFABC em Santo André, no sábado (29/6). Mais de 50% dos inscritos já concluíram o ensino médio. A maior procura foi para o curso que será ministrado a noite.
As aulas terão início no dia 15 de julho, em dois períodos: tarde e noite, na Avenida General Osório, 75 em Mauá (próximo da Praça da Paineira). Serão oferecidas as disciplinas de Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
As ocupações com maior número de oportunidades são: operador de telemarketing (160), costureira (32), eletricista (20), entre outros.
O Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR) de Mauá está com 358 vagas de emprego cadastradas. Mais da metade é destinado a quem não possui experiência profissional.
Os trabalhadores que completaram o ensino fundamental contam com 91 oportunidades, já os que completaram o ensino médio contam com 246 chances de emprego. As vagas de analista contábil, assistente de contadoria fiscal e engenheiro mecânico exigem ensino superior completo. Apenas 18 vagas não exigem escolaridade.
Os interessados devem comparecer ao Centro Público de Trabalho e Renda na Rua Manoel Pedro Junior, 45, Centro. Para ser atendido deve estar munido de RG, CPF e Carteira de Trabalho. O atendimento funciona de segunda à sexta, das 7h às 17h, com distribuição de senhas sequenciais até às 16h. O painel de vagas está disponível no site www.maua.sp.gov.br.
Após o município ter oferecido duas áreas para o governo estadual implantar o Poupatempo na cidade já houve definição do espaço. O equipamento funcionará no prédio das Pastas de Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana, na região central da cidade. A perspectiva do Paço é que a unidade esteja em funcionamento em 2014.
Entre as razões para a escolha da localidade está o fato de o espaço já contar com estrutura física sem andares e amplo estacionamento. Essa área foi oficializada durante visita do diretor da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), Admir Ferro.
As reformas começam no segundo semestre e devem durar cerca de um ano. A equipe técnica do Estado já visitou o local, que tem dez mil metros quadrados e amplo estacionamento. Por isso deve ser uma das maiores unidades do Grande ABC.
Mauá ficará responsável pela elaboração do projeto executivo para a reforma.
Além dos serviços oferecidos pelo Estado o local deverá oferecer serviços públicos do município também.
Em relação às secretarias de Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana, a Prefeitura ainda estuda onde instalará os equipamentos e 268 servidores do local.
O programa Qualifica Mauá está com inscrições abertas para 156 vagas nos cursos do setor de construção civil.
As aulas serão iniciadas em agosto. A carga horária dos cursos varia entre 160 e 200 horas, duração de dois meses e com aulas de segunda a sexta. Além do material didático, o aluno recebe ajuda de custo no valor de oito reais por dia.
Do total de vagas, 72 são para o curso de pedreiro de revestimento em argamassa, 48 para eletricista de instalação predial de baixa tensão e 36 para pintor de imóveis.
Para se inscrever o trabalhador deve estar desempregado, ser morador de Mauá e maior de idade. O curso de eletricista de instalação predial de baixa tensão exige ensino fundamental completo. Os cursos de pedreiro de revestimento em argamassa e pintor de imóveis permitem inscrição de trabalhadores sem escolaridade completa. No ato da inscrição o candidato deve apresentar RG, CPF, comprovantes de escolaridade e residência.
Os interessados nos cursos devem comparecer ao Centro Público de Trabalho e Renda, na Rua Manoel Pedro Junior, 45, Centro. Para se inscrever deve-se apresentar xerox e originais do RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovantes de residência e escolaridade. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta.
Alunos da rede estadual podem se matricular até dia 28 e agora contam com ferramenta virtual para localizar o Centro de Estudos de Línguas (CEL) mais próximo
A Secretaria de Estado da Educação encerra sexta-feira (28/06) o prazo de inscrições nas novas vagas dos cursos alemão, espanhol e francês na região de ABCD. Alunos das escolas estaduais interessados em aprender de graça os idiomas devem procurar um dos cinco Centros de Estudos de Línguas (CEL) das diretorias regionais de ensino. No Estado todo, são mais de 23 mil oportunidades oferecidas.
Os cursos começam no próximo semestre e são ministrados por professores diplomados. Ao todo, são seis módulos semestrais e, após o término, o participante recebe o certificado de conclusão.
Podem se inscrever estudantes matriculados na rede estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para o cadastro, interessados ou responsáveis - no caso de alunos com menos de 18 anos - devem comparecer às unidades que oferecem as aulas de idioma, portando cópia do RG.
Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao aluno a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando as chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar o acesso a outras culturas.
Entre as principais oficinas oferecidas dentro dos CELs, estão os livros e jornais em espanhol e francês escritos pelos alunos das unidades das diretorias regionais de ensino de Assis, Jaú e Suzano. Os estudantes utilizaram os conceitos linguísticos aprendidos no curso e produziram 14 trabalhos que foram destaques na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto deste ano.
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Assessoria de Imprensa
Recesso começa segunda-feira para 4,3 milhões de estudantes da rede e Secretaria destaca dicas para o período ser aproveitado com segurança
A partir da próxima segunda-feira, dia 1, cerca de 4,3 milhões de alunos da rede estadual de ensino entram em recesso escolar. Durante as férias é importante conscientizar crianças, jovens e seus responsáveis sobre como evitar os riscos associados à prática de 10 brincadeiras comuns no período. Por isso, a Secretaria da Educação do Estado faz alerta para o mês de julho ser aproveitado com segurança.“A pausa é fundamental para os estudantes desenvolverem outras atividades de lazer e de entretenimento. Para o descanso ser bem aproveitado é preciso atenção. São cuidados simples na hora de brincar que evitam acidentes sérios" afirma a diretora do Centro de Planejamento e Gestão da Coordenadoria da Educação Básica (CGEB) da Secretaria, Eunice Turrini.Pensando nisso, a equipe da CGEB preparou 10 dicas principais que proporcionam o bem-estar dos estudantes no recesso e ainda garantem o retorno saudável às aulas no próximo dia 1º de agosto.
Para aproveitar as férias com segurança, evite:
1.Empinar pipas em dias de chuva ou próximo das antenas, dos fios telefônicos e elétricos; vale lembrar para nunca utilizar cerol
2.Soltar balões;
3.Brincar próximo a ruas movimentadas;
4.Brincar sobre lajes e telhados;
5.Usar fogos de artifício;
6.Nadar em rios e lagos impróprios para banho;
7.Jogar bola em locais sem segurança;
8.Utilizar facas e objetos pontiagudos;
9.Brincar perto de janelas;
10.Brincar com fogo e produtos químicos;
Por: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo